Seminários Mundos Juvenis - 1 de Outubro

 

Gestão da performance e culturas de risco nos contextos juvenis

1 de Outubro, ICS-ULisboa, Sala 2

Elsa Pegado (CIES, ISCTE-IUL)

Hélder Raposo (CIES, ISCTE-IUL)


Resumo:

A apresentação procura explorar as relações entre a gestão da performance – relativa ao desempenho cognitivo e/ou corporal - e as culturas de risco nos contextos juvenis. Sendo esse desempenho moldado por diferentes imperativos em função dos quadros quotidianos em que os jovens se situam - como sejam os contextos académico e laboral -, procura-se perceber como a sua gestão se traduz em diferentes tipos de investimentos: ou não terapeuticalizados (a gestão do sono, a prática de actividade desportiva, etc.), ou terapeuticalizados (consumo de produtos terapêuticos, fármacos ou naturais). No caso específico da gestão terapeuticalizada, importa explorar o modo como esta vai sendo operacionalizada e ponderada em função da avaliação dos seus riscos e da sua eficácia. A análise tem como suporte empírico os resultados de um projecto de investigação recentemente concluído sobre consumos terapêuticos de performance na população jovem (18-29 anos) em Portugal, incluindo estudantes do ensino superior e trabalhadores sem formação académica superior. A pesquisa assentou no recurso a métodos mistos, incluindo um inquérito por questionário aplicado a uma amostra de âmbito nacional (n=1483), seguido da realização de entrevistas semi-estruturadas a 43 jovens, selecionados entre os que responderam ao inquérito.


Notas Biográficas:

Elsa Pegado. Investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES, ISCTE-IUL). Professora auxiliar convidada na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Hélder Raposo. Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL-IPL), Investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES, ISCTE-IUL).

  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos