Consumos e lazeres juvenis

 

Projectos

Consumos e estilos de vida dos estudantes do Ensino Superior

Coordenação da equipa OPJ | ICS-UL: Vitor Sérgio Ferreira

Equipa OPJ | ICS-UL: Jussara Rowland, Mónica Truninger, Pedro Alcântara da Silva

Parceiros: O projecto de investigação sobre Consumos e Estilos de Vida no Ensino Superior resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional da Juventude (CNJ), o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD) do Ministério da Saúde, e o Observatório Português da Juventude do Instituto de Ciência Sociais da Universidade de Lisboa (OPJ/ICS-UL).

Data: 2012/2013

Numa primeira fase, o estudo visa a caracterização das práticas de bem-estar, saúde e lazer associados a "estilos de vida saudáveis", bem como das prevalências e padrões de consumo de substâncias psicoativas (álcool, tabaco, drogas e alguns medicamentos), entre os estudantes do 1º ciclo e mestrados integrados da Universidade de Lisboa (UL) e da Universidade Técnica de Lisboa (UTL). A metodologia tem por base um questionário de aplicação e resposta online.

Posteriormente, pretende-se que o estudo venha a ser replicado a nível nacional entre os estudantes do 1º ciclo do Ensino Superior Politécnico e Universitário, público e privado,, numa amostra com representatividade a nível regional. Pretende-se ainda, à semelhança do que já sucede para o Ensino Básico e Secundário, que este estudo venha a ser replicado periodicamente (de 4 em 4 anos), de forma a permitir o acompanhamento dos comportamentos, crenças e atitudes desta população e o planeamento de intervenções preventivas e promotoras da saúde adequadas às necessidades concretas de cada região.


Práticas culturais, condutas de risco e atitudes perante o corpo entre os jovens portugueses,
inquérito nacional à juventude portuguesa

Coordenação: José Machado Pais e Manuel Villaverde Cabral.

Equipa: Pedro Moura Ferreira, Vítor Sérgio Ferreira e Rui Telmo Gomes.
Financiamento: realização científica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, financiado pelo Instituto Português da Juventude.
Data: 1999 / 2001

 

  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos