Jovens, media e tecnologia

 

Projectos:


Crianças e internet: uso e representações, a família e a escola

Coordenação: Ana Nunes de Almeida.

Equipa: Ana Delicado, Nuno de Almeida Alves, Carles Sigalés, Josep M. Mominó.

 

Sumário: Resultado de uma encomenda da Fundação C. Gulbenkian à investigadora coordenadora, este projecto inspira-se em investigações realizadas desde 2001 na Universidade Aberta da Catalunha sobre a sociedade da informação, versando primeiro o território regional, depois o nacional. Pretende-se não só prosseguir certas linhas temáticas desenvolvidas pela equipa da UOC (a presença, os usos, as apropriações e as representações da internet nos processos educativos, o seu papel como instrumento de inovação pedagógica) - permitindo a comparação de metodologias e de resultados - como enriquecê-las teoricamente com a introdução de propostas trazidas pelo "novo paradigma da infância". Considerando a criança um actor competente, produtora e intérprete activa do seu quotidiano, pretende-se (dando-lhe voz) descrever, caracterizar e interpretar os usos que faz e as representações que constrói sobre a internet. O projecto desenvolve-se em dois anos, correspondentes a duas fases metodologicamente distintas. No primeiro, prevê-se uma abordagem extensiva e a aplicação de um inquérito por questionário a uma amostra representativa de alunos de turmas do ensino básico (1º,2º e 3º ciclos). No segundo, uma abordagem compreensiva e a realização de entrevistas em profundidade a uma amostra qualitativa de franjas de crianças (diferenciadas por idade, origens familiares, condições de género e pertença étnica), bem como a seus professores e pais.Objectivos: Considerando as crianças actores competentes, produtoras e intérpretes activas do seu quotidiano, pretende-se (dando-lhes voz) conhecer os usos que fazem e as representações que constroem sobre a internet, em dois cenários pelos quais circulam - a família e a escola - e onde emergem relações educativas que se sobrepõem ou contradizem, concorrem entre si. Mais detalhadamente, são objectivos do projecto:-  captar os modos de transmissão dos saberes que as crianças (indivíduos entre os 0-14 anos) detêm sobre o computador e a internet  - momentos, fontes, lugares, protagonistas e actores de aprendizagem;- descrever os contextos do quotidiano em que ocorre o uso de um equipamento como o computador e o acesso que ele proporciona à internet  - espaços, tempos, ritmos e condições de utilização (a solo, em grupo, em rede, etc), combinações com o uso de outras tecnologias;- compreender os objectivos da sua utilização: a internet como objecto de saber, instrumento de trabalho (para a escola, para a família), elemento de construção de uma cultura infantil e de pares.
Palavras-chave: Infância, Internet, Usos, Percepções

 

As crianças e a internet: relatório de um inquérito. Almeida, Ana Nunes de, Delicado, Ana e Alves, Nuno de Almeida.

Edição: ICS, Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

As crianças e a internet: relatório de um inquérito: anexos.

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