- Agosto 2013 - Estágios Ciência Viva no ICS-U.Lisboa

 


No âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF), promovida pela Agência Ciência Viva, decorreram, no ICS-U.Lisboa, entre os dias 19 e 23 de Agosto, dois estágios de uma semana com jovens do ensino secundário.


O objectivo dos estágios foi proporcionais aos estudantes uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.



dsc00662


















Estágio: Consumos e Estilos de Vida de Estudantes do Ensino Secundário

Participantes: Erica Gomes (Escola Secundária José Saramago) e Leonor Estrela (Escola Secundária José Gomes Ferreira).

Responsável: Jussara Rowland (OPJ)

Anos: 10º/11º

Descrição: Neste estágio iremos abordar o tema dos consumos e estilos de vida dos estudantes do ensino secundário. Utilizando como ponto de partida um estudo similar feito junto da população universitária, o objectivo será o aprofundamento do conhecimento das práticas de bem-estar, saúde e lazer, bem como das prevalências e padrões de consumo (álcool, tabaco, drogas e alguns medicamentos) de alunos entre o 10º e 12º ano. O estágio irá proporcionar aos participantes a oportunidade de assumirem o papel de investigador durante uma semana e de desenvolverem em conjunto um pequeno projecto de investigação. Os candidatos seleccionado irão dessa forma acompanhar todas as etapas de um processo de pesquisa, incluindo a definição de um tema e de hipóteses de partida e a aplicação de alguns métodos e técnicas de investigação. A pesquisa bibliográfica, a construção e aplicação de um inquérito on-line, a análise de dados estatísticos e a técnica da entrevista farão parte do roteiro científico. No final, os jovens aprendizes irão apresentar os seus trabalhos a uma plateia de investigadores do Instituto de Ciências Sociais que com eles debaterão os resultados obtidos.


fotoestagio

dsc00663































Apresentação final




Estágio: Atitudes e perceções sociais sobre as energias renováveis

Alunas: Catarina Mata da Silva, Cláudia Candeias, Julieta Sérgio e Sarah Bull

Responsável: Ana Delicado; Susana Fonseca, Maria João Nunes, Luís Junqueira

Anos: 10º/11º/12º

Descrição: As energias renováveis têm sido apontadas como cruciais não só para a mitigação das alterações climáticas mas também como solução para a dependência dos combustíveis fósseis. Em Portugal, este sector registou um desenvolvimento muito forte na última década. Para que seja dada continuidade a este desenvolvimento, é muito importante conhecer as atitudes e perceções da população sobre a energia eólica, solar, das ondas, biomassa, etc.. Este estágio proporcionará aos jovens participantes a experiência de conduzir um mini-projeto de investigação. Procurar-se-á leva-los a experimentar as diferentes fases de pesquisa sociológica, assim como alguns dos seus métodos e técnicas: procura de bibliografia_ construção de hipóteses_ conceção e aplicação de instrumentos de recolha de informação empírica (análise de dados estatísticos, análise de notícias na imprensa, entrevistas e inquérito por questionário). O trabalho de campo decorrerá na cidade de Lisboa. No final, os resultados da investigação serão apresentados sob a forma de um powerpoint e um poster de conferência. Esta investigação servirá também de mote ao debate de algumas questões importantes sobre o trabalho científico em sociologia: a rutura com o senso comum, a neutralidade e objetividade e os seus limites e o contributo para a formulação de políticas.



2013-08-19-123

dscn02171



  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos