Valores, representações e atitudes sociais

 

Projectos em Curso

Os jovens portugueses no contexto da Ibero-América

Coordenação: José Machado Pais

Equipa: Cicero Roberto Pereira, Simone Tulumello, Cláudia Casimiro, Sofia Aboim, Pedro Moura Ferreira, Marcelo Camerlo , Andrés Malamud, Vitor Sérgio Ferreira, Jussara Rowland, Ana Nunes de Almeida, Ana Delicado e Sérgio Moreira

O projeto resulta de um protocolo envolvendo o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), a Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ) e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS- ULisboa), tendo por objetivo a realização de um estudo sobre a juventude portuguesa, com base no Primeiro Inquérito Ibero-Americano de Juventudes. Data: 2014

Este pioneiro Inquérito, realizado na base de uma amostra de um universo de cerca de 160 milhões de jovens ibero-americanos dos 15 aos 29 anos, implicou a realização de entrevistas a 18 935 jovens de 20 países ibero-americanos (apenas Cuba esteve ausente da amostra). Em Portugal foram entrevistados 814 jovens. O Inquérito, coordenado pela Organização Ibero-americana de Juventude, com o patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Banco de Desenvolvimento da América Latina, contou com o apoio de especialistas da Comissão Económica para a América Latina e o Caribe, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e da Universidade Nacional Autónoma do México. O trabalho de campo deste Primeiro Inquérito às Juventudes Ibero-americanas realizou-se no 1º trimestre de 2013, a partir de uma amostra probabilística constituída pelos números de telefone residenciais (fixos) dos países envolvidos. Em cada país, a amostra foi estratificada por idades.



Projectos Terminados


Gerações, valores e modos de vida

Coordenação: José Machado Pais.

Equipa: Marinho Antunes, Genoveva Calvão Borges, Paulo Antunes Ferreira, Vítor Sérgio Ferreira, Maria Leonor Pires, Pedro Vasconcelos.
Financiamento: Projecto com realização científica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, financiado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) e pelo Instituto Português da Juventude no âmbito do Observatório Permanente da Juventude.
Data - 1996 / 1998.

 



Youth and history. The comparative european project on historical consciousness among teenagers

Coordenador nacional: José Machado Pais.

Equipa: Catarina Lorga da Silva e Alexandra Figueiredo.
Financiamento: apoiado pelo programa PRAXIS XXI/FEDER
Data: 1995-1998

 

 

Jovens portugueses de hoje - Inquérito nacional à juventude portuguesa de 1997

Coordenação: José Machado Pais e Manuel Villaverde Cabral.

Equipa: Natália Alves, Ana Alexandre Fernandes, João Sedas Nunes, Pedro Vasconcelos.
Financiamento: com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude.
Data: 1995-1998

 

 

Inquérito à juventude: situações, problemas, aspirações 

Coordenação: A. Sedas Nunes e José Machado Pais.

Financiamento: realizado entre pelo Instituto de Ciências Sociais e apoiado pelo Gabinete do Ministro da Juventude e Instituto da Juventude.
Data: 1986-1989

COLECÇÃO JUVENTUDE PORTUGUESA. SITUAÇÕES. PROBLEMAS. ASPIRAÇÕES.

  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária
  • Faixa publicitária

Contacte-nos